Ter consciência dos impactos causados no planeta e buscar maneiras de reduzi-los é o primeiro passo para um futuro mais sustentável. Atualmente, a construção civil é responsável por uma parcela substancial dos resíduos sólidos gerados globalmente, cerca de 50% do total, segundo o Conselho Internacional da Construção.
Entre os principais impactos gerados pela construção civil pode-se destacar o consumo de energia, poluição e geração de resíduos, a construção civil contribui para a poluição sonora, do solo, da água e do ar. Dentro dos canteiros de obra a geração massiva de resíduos, resultante de práticas inadequadas, é uma realidade alarmante.
A partir desse cenário, a implementação de uma boa gestão ambiental é indispensável para tornar o canteiro de obra um local mais sustentável e consciente de seu impacto no meio ambiente.
O conceito de sustentabilidade na construção civil significa garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
Fazer com que os materiais sejam reutilizados, definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia são atitudes que diminuem os impactos da construção no ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental para tornar os processos economicamente viáveis.
Além da questão ética e ambiental, a sustentabilidade é uma demanda por parte dos clientes finais. Boa parte da sociedade vem mudando seus hábitos em relação à preservação do meio ambiente e, com isso, surge a necessidade de construções mais sustentáveis.
A sustentabilidade na construção civil inicia na seleção do terreno. O ideal é priorizar a construção em áreas já desenvolvidas ou em espaços que possam ser recuperados, com atenção aos corpos hídricos e habitat naturais.
O uso racional da água garante menor custo de operação e reduz o volume de esgoto gerado. É preciso contemplar técnicas de captação pluvial e tratamento das chamadas águas cinzas. Invista em projetos que minimizem a construção de superfícies impermeáveis e aumentem a infiltração das águas da chuva no solo.
Considere também o ciclo de vida dos materiais usados no processo construtivo, desde a sua extração, processamento, transporte, utilização e descarte. Reduzir, reusar e reciclar são três palavras-chave para a gestão adequada dos resíduos gerados numa obra. Os “3Rs” não admitem que um material seja rejeitado como lixo quando pode ser reaproveitado com outras finalidades.
A Construmarchi possui equipe preparada para oferecer acompanhamento em suas obras, garantindo que a sustentabilidade seja garantida e gerando menos impacto ambiental durante as obras.